Top 5 HQ: Melhores HQs que li esse Ano!






Minhas leituras de 2015 incluíram diversos livros com gêneros diferenciados, mas quem ganhou em termos de quantidade foi minhas leituras em HQS. As HQS foram chegando de mansinho como quem não queria nada, me seduzindo com seus traços e aguçando minha curiosidade pelas suas incríveis histórias. Separei 5 HQS (como dicas de leituras) que gostei muito tanto pelos termos de qualidade como pelas histórias envolventes!  






Era da ferrugem
                                                           
 Samuel Fonseca, criador dos personagens Dinamite e Raio-Laser, lançou a HQ online Eventos Intrigantes da Era da Ferrugem, ano passado. Na trama, o leitor acompanha o designer Piet Peterson e como ele encontra um estranho símbolo desenhado no chão. A partir daí, eventos estranhos vão ocorrer em sua vida, ligando desenhos que ele fez quando era jovem com bizarros assassinatos.

Esse HQ foi uma surpresa para mim principalmente a leitura que pode ser Acompanhada com música. A cada capítulo da trama, é possível escutar a trilha sonora criada especialmente para a HQ. Para ler e acompanhar: eradaferrugem





D4ve



D4ve é uma HQ futurística sobre um robô que passa por uma crise de meia idade. D4ve possui aquela vidinha comum, vivendo com um ser humano. Tem uma trabalho chato com um chefe insuportável e problemas em casa, a única coisa que o mantém de bom humor é o sonho com seu passado onde ele era  um herói que lutava contra alienígenas. 


D4ve é um história em que toda a humanidade foi dizimada pelos robôs  ao mesmo tempo é repleto de alguns clichês bem comuns em HQs, Como o herói da história que tem uma vidinha ruim e de repente algo extraordinário acontece mudando todo rumo da sua vida, mesmo assim tem uma pegada de humor e a história consegue ser bem interessante. A HQ está sendo traduzida e você a encontra online. Atualmente ela está na primeira edição!



Fantasmópolis


Fantasmópolis tem uma pegada que lembra o filme "Os Fantasmas se Divertem." A HQ de Doug TenNapel foi lançada no Brasil pela editora Ática, nossa querida Editora dos livrinhos da série Vaga-lume! Ela é uma graphic novel onde Garth, um garoto vítima de doença terminal não especificada, acaba acidentalmente sendo enviado para o mundo dos mortos pelo caça-fantasmas Frank Gallows, ao tentar capturar um estranho fugitivo do outro mundo.
A mãe de Garth, testemunha do estranho acontecimento, exige a volta do filho, recebendo de Frank a notícia de que uma missão de resgate será despachada para o outro mundo mas é cortado da missão de resgate por seu chefe, tenente Brock.  Inconformado com a situação, Frank decide resolver as coisas do seu próprio jeito, buscando a ajuda de Claire, uma velha conhecida.



Apesar da história ter elementos do gênero terror/ horror, o clima em geral é leve e com uma boa dose de humor, Então para as pessoas que reparam de cara na capa podem se decepcionar por acharem que se trata daquele suspense/terror. Em geral a HQ é muito boa e divertida, uma excelente leitura para as suas noites e tardes de fim de semana.




O chinês Americano




A HQ conta com três histórias paralelas que começam afastadas, mas acabam se relacionando de modo inesperado e espetacular. A primeira história é uma versão da fábula do Rei Macaco (Akira Toryama se inspirou nessa fábula para fazer DGB), baseada na lenda do folclore chinês em que um arrogante macaco se declara igual aos deuses após ter dominado por seu próprio esforço todas as disciplinas mágicas do kung fu e alcançado a imortalidade.



A segunda é a história de Jin Wang, estudante e com pais chineses, mas nascido e criado nos EUA, que repentinamente se muda da comunidade quase toda chinesa do bairro de Chinatown em São Francisco para uma região e escolas tradicionalmente americano, tendo que se acostumar em ser um dos únicos orientais nesse novo ambiente. E a terceira Lembra um pouco aquelas histórias da sessão da Tarde é a história de Dani, estudante loiro americano que tem um primo chinês caipira e atrapalhado chamado Chin-Kee, que o  visita todo ano e causa as mais loucas confusões. 


São três narrativa distintas com responsabilidades emocionais que servem pra contar uma mesma história que fala sobre diferença, identidade, mudança, amizade e aceitação. O Chinês Americano é uma HQ que ganhou mídia no final de 2006 por ter sido indicado a dois prêmios exclusivamente literários nos EUA.



O fantasma de Anya



O Fantasma de Anya é uma história em quadrinhos toda delicada e bem trabalhado nos termos de qualidade.  Para quem não conhece a autora, a russa Vera Brosgol emigrou quando criança para os Estados Unidos, escreveu O Fantasma de Anya (Anya’s Ghost) que foi publicado originalmente em 2011. Este é seu primeiro livro. 


Anya é uma adolescente russa que se mudou para os Estados Unidos (assim como a autora), com seus dramas adolescentes, ela passa por certas situações da idade, como complexo de inferioridade, amor não correspondido e falta de amigos. Certo dia, perdida em seus pensamentos Anya acaba caindo e ficando presa em um buraco, assustada acaba descobrindo o fantasma de Emily Reilly que há 90 anos habita o poço onde ela caíra. Emily tenta fazer amizade com Anya a modo que ela possa sair do poço, e nessa amizade sobrenatural Emily e Anya trabalham juntas para melhorar a vida social de Anya e para dar a Emily uma adolescência que foi perdida.  

O livro inteiro pode ser lido/apreciado/degustado em menos de uma hora, é uma leitura deliciosa infanto juvenil que vai fazer você se sentir nostálgico com seu tempo de adolescência. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário