Escolha sua Aventura ou Fantasia! Diversão com livro e dose de RPG



Choose Your Own Adventure ou Escolha sua Aventura é uma série de livros-jogos (gamebooks) para crianças em que o leitor é o protagonista do livro e este toma decisões que afetam o desenrolar da história.  Ao final de cada capitulo o leitor se depara com uma escolha e cada uma delas vem com o número da página que você deve ir se tomar aquela decisão. 


   Você pode tomar a decisão certa e ter um final feliz, pode se perder dentro da história e ter um final insatisfatório ou pode até morrer se tomar a decisão errada no momento errado.

  O gordo e eu acabamos gostando da ideia e jogando O Feiticeiro da Montanha de Fogo, da coleção Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy). Esse formato é em muitas vezes a porta de entrada para o RPG de mesa, o livro jogo, onde a aventura já está escrita e o jogador apenas tomas as decisões mas  o resultado já está pré determinado, além da ausência figura do mestre. 


Capa Nova

Há uma planilha para anotar as características do personagem (ficha do personagem) e os combates são decididos com o lance de dados. Essa série de livros-jogos foi criada em 1982 pelos ingleses Ian Livingstone e Steve Jackson, misturando o conceito de RPG com os gamebooks já existentes.  O livro o Feiticeiro da Montanha de Fogo, vendeu 20 mil cópias e é bastante conhecido na infância de algumas crianças dos anos 80.


No começo do livro vem explicando como você vai jogar. As regras são simples:

Habilidade: habilidade em combate do personagem e sua competência em infligir danos ou usar força. 
Energia: são os “pontos de vida” do personagem, sua capacidade de suportar ferimentos 
Sorte: são todos os testes onde o destino pode ser alterado. A sorte é usada para alterar resultados ao longo da história, para aumentar o dano causado ou para diminuir o dano sofrido.
Para ver o Mapa melhor, Clique


Há variações de livro para livro, mas os atributos básicos de um personagem são os citados acima, o uso dos dados é para a soma dos pontos atribuídos ou dos testes,  alguns livros de Aventuras Fantásticas acrescentam ainda os atributos Medo, Sanidade e Magia.


 Em 1995, a série Aventuras Fantásticas foi cancelada nos EUA. Foi retomada pela editora britânica Wizard Books em 2002, que publica os livros-jogos até hoje. No Brasil, as Aventuras Fantásticas foram lançadas pelas editoras Marques Saraiva, Caladwin e Jambô Editora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário