Sempre foi de um jeito muito curioso o modo como certos livros vem parar em minhas mãos. Os treze porquês apareceu por acaso, com um assunto que eu conheço bem, então resolvi ler a história e contar um pouco do que conheci.
Titulo: Os 13 porquês
Autora: Jay Asher
Editora: Ática
Ano: 2009
Páginas: 244
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
13 Motivos e uma história por trás de um suicídio. Conhecemos Clay Jesen que por meio de várias fitas cassetes descobre que foi um dos responsáveis pela morte de Hannah Baker sua colega de classe. Tenso! o Pedido no começo de cada fita é simples, cada fita tem o lado A e o lado B onde Hannah explica um motivo pela qual a pessoa que a ouve contribuiu para sua morte, após escuta-las a fita deve ser repassada para a próxima pessoa da lista. Quem a recebeu recebe sua taxa de culpa!
A narrativa é interessante de modo que faz com que o leitor, se envolva na trama como se realmente estivesse ouvindo as fitas, é impossível não ter um apego pela Hannah como também não questionar suas atitudes, lendo o que ela sente, pensa e como lida com as coisas conseguimos pensar ou dizer "Não faça isso Hannah, não se mate'' como o Clay comenta diversas vezes no livro. Infelizmente o que tinha que ser feito por ela, já foi feito.
O livro da sentindo a frase que tudo que fazemos afeta o outro de alguma forma, boa ou ruim, para cada ação a uma reação. Ela teve motivos para ter se matado, o que provoca em cada leitor uma percepção diferente, alguns podem simplesmente encontrar uma solução para os problemas da personagem, mas todo ser humano tem seus limites e a personagem havia chegado ao seu limite.
Como a temática é voltada para a adolescência o livro também aborda álcool, sexo, estupro. É um livro que todas as escolas deveriam ter em sua biblioteca. para alguns o Bullying pode ser brincadeira para outros não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário